Cultura Judaica

A cultura Judaica actual, moldada por dois mil anos de tradição rabínica, engloba os aspectos da vida das comunidades Judaicas, integradas nos diversos povos e culturas. Entre os principais aspectos da cultura Judaica podemos realçar a língua, o vestuárioe a alimentação.


Bar Mitzvah



Locais de culto
  1. Templo de Jerusalém - é o nome dado ao principal centro de culto do povo de Israel, onde se realizavam as diversas ofertas e sacrifícios conhecidas como o korbanot. O Templo de Jerusalém situava-se no Monte Moriá , ao Norte do Monte Sião. Foi o sucessor do Tabernáculo construído pelo profeta Moisés segundo a revelação divina recebida no Sinai.
    De acordo com a tradição judaico-cristã, o Primeiro Templo teve sua construção iniciada no terceiro ano do reinado de Salomão e concluída sete anos depois. Segundo a Bíblia, em Reis e em Crônicas foi seu construtor Hirã, que a lenda maçônica narra como sendo Hiram Abiff. Foi saqueado várias vezes e acabou por ser totalmente incendiado e destruído por Nabucodonosor II, em 587 a.C.
    O Segundo Templo foi reconstruído durante a dominação persa, no mesmo local. Sofreu modificações com o rei Herodes, o Grande. Acabaria também por ser destruído em 70 DC, desta vez pelas legiões romanas comandadas pelo general Tito. Deste templo atualmente só restou o que conhecemos como o Muro das Lamentações.
  2. Sinagoga -  é o local de culto da religião judaica, sendo desprovido de imagens religiosas ou de peças de altar e tendo como o seu objeto central a Arca da Torah. O serviço religioso da sinagoga é feito todos os dias, sendo alguns envolvendo leituras da Torah, a peça central da sinagoga, cujos rolos são retirados da Arca e transportados até o púlpito.