Diversidade no Judaísmo

           A comunidade judaica está ramificada em vários grupos e cada um deles tem a sua visão dos princípios que  cada um judeus deve seguir:
         
  • Judaísmo Ortodoxo - Os judeus ortodoxos, maioritários defendem a suprema autoridade da Torah e respeitam todas as tradições do judaísmo, incluindo as leis rígidas da dieta alimentar e a separação das mulheres na sinagoga. Consideram que a Torah foi ditada por Deus a Moisés e que as suas leis são imutáveis.
  • Judaísmo Reformista - Os judeus reformadores rejeitam a interpretação exclusiva da afirmação de que os Hebreus são os escolhidos; têm uma interpretação liberal das leis da dieta alimentar e assumem uma atitude crítica em relação á Torah. Estem mulhheres rabis no Judsaísmo reformador.
  • Judaísmo Liberal - O Judaísmo liberal procura adaptar a fé judaica ás nessecidades do mundo moderno e interpreta a Torah à luz do saber actual. Considera que a lei judaica não de ve ser suprema mas, ao mesmo tempo, entende que as práticas individuais devem ser assumidas consensualmente.